Urna com livro de assinaturas do Pico das Agulhas Negras desaparece; gestão acredita em furto

Itens ficavam fixados a uma roxa através de correntes. Imagens de monitoramento da região estão sendo analisadas. Pico das Agulhas Negras, em Itatiaia, no sul do RJ, ponto mais alto do estado.
Foto: Adriana Mattoso/PNI
Uma urna que guardava um livro de assinaturas de visitantes no Pico das Agulhas Negras, no Parque Nacional do Itatiaia, desapareceu. Como os itens estavam fixados a uma rocha através de correntes, a gestão do PNI acredita que eles tenham sido furtados. A informação foi divulgada nesta sexta-feira (13).
A gestão do parque estima que o furto tenha acontecido no início da semana passada, entre segunda e terça-feira (2 e 3). Um guia passou pelo local no dia 2, por volta de meio-dia, e viu a urna. Já na quarta-feira (4), outra guia passou pelo local, e a urna não estava mais lá.
A urna e o livro foram instalados pelo Grupo Excursionista Agulhas Negras (GEAN), clube de montanhismo responsável pelos livros de cume das montanhas do Planalto do Itatiaia.
Os livros de cume guardam os registros históricos e estatísticos da visitação em determinado ponto e de qualquer pessoa que queira deixar um relato.
As imagens de monitoramento da região estão sendo analisadas pela gestão do Parque Nacional do Itatiaia. O boletim de ocorrência ainda não foi registrado na delegacia.
Pico das Agulhas Negras, o quinto mais alto do Brasil, com altitude de 2.791,5m, em Itatiaia
Yukie Kabashima/Fotógrafa
Siga o g1 no Instagram | Receba as notícias no WhatsApp
VÍDEOS: as notícias que foram ao ar na TV Rio Sul

Publicidade

Notícias