Polícia procura suspeito de provocar incêndio na Serra da Beleza, em Valença; veja vídeo

Fogo começou na última quarta-feira e só foi controlado na segunda-feira. Segundo a Polícia Civil, equipes estão nas ruas pra tentar localizar a pessoa do flagrante. Câmera registrou a ação. RJ2 tem acesso a flagrante de incêndio criminoso em Valença, no sul do estado
A Polícia Civil está procurando o suspeito de provocar o incêndio no Monumento Estadual da Serra da Beleza, em Valença (RJ).
Segundo informações passadas com exclusividade da Polícia Civil para a TV Rio Sul, as equipes estão nas ruas pra tentar localizar a pessoa do flagrante.
Uma câmera de segurança registrou o momento em que uma pessoa chega em uma moto em um certo trecho de vegetação da serra. Na sequência, ela coloca fogo na mata e vai embora. O RJ2 da Globo Rio teve acesso ao flagrante (assista acima).
Incêndio florestal atinge a Serra da Beleza, em Valença
Divulgação/Thiago Moreira
As chamas começaram na tarde da última quarta-feira (11) e só foram controladas e extintas na manhã de segunda-feira (16).
De acordo com o Corpo de Bombeiros, o fogo destruiu uma área equivalente a 2.300 campos de futebol de flora nativa. É a situação mais crítica em todo estado.
Incêndio destrói casa desenhada por Lúcio Costa
Casa desenhada por Lúcio Costa é destruída por fogo
Reprodução
Uma casa desenhada em 1930 pelo arquiteto Lúcio Costa, que projetou o Plano Piloto de Brasília, foi destruída pelo incêndio. Ninguém ficou ferido.
O imóvel pertence a uma pousada. Uma equipe de reportagem da TV Rio Sul esteve no local nesta segunda-feira, mas o proprietário não quis gravar entrevista.
O fogo destruiu praticamente todo a casa, que guardava características originais. De toda a construção, restou apenas um cômodo.
Ainda em Valença, além da Monumento Natural Estadual da Serra da Beleza, o Quilombo São José da Serra e o Parque Estadual da Serra da Concórdia também sofreram com o incêndio.
De acordo com o Inea, no Parque Estadual da Serra da Concórdia, as chamas destruíram uma área equivalente a 1.088 campos de futebol, sendo a maior parte nos arredores a unidade. A reserva tem uma extensão total de 6 mil hectares.
No quilombo, o fogo não chegou às casas e a árvore Jequitibá, considerada sagrada pelos quilombolas.
Casa desenhada por Lúcio Costa é destruída por fogo
Reprodução
Investigação mira 20 suspeitos
A situação ficou tão grave que o estado montou um grupo para enfrentar o problema. O gabinete de crise afirma que a maioria dos incêndios florestais tem origem criminosa.
Nesta segunda, o governo estado disse que Polícia Civil tenta identificar os culpados. A investigação mira pelo menos 20 pessoas. Os agentes analisam vídeos de flagrantes e já fizeram pedidos de prisão à Justiça.
As queimadas em parques estaduais estão controladas, mas o vento e a vegetação seca mantêm o alerta.
Mais de 1 mil incêndios florestais extintos
Desde a criação do gabinete de crise, na última quinta-feira, já foram extintos mais de 1.389 incêndios florestais em todo o estado.
Na segunda-feira, tinham três focos ativos de incêndios sendo combatidos por bombeiros militares.
Siga o g1 no Instagram | Receba as notícias no WhatsApp
VÍDEOS: as notícias que foram ao ar na TV Rio Sul

Publicidade

Notícias