Foram cumpridos oito mandados de busca e apreensão, três em imóveis e cinco em embarcações de pesca apreendidas. PF faz operação para combater pesca e comercialização de camarão no período de defeso em Angra dos Reis
Divulgação/PF
A Polícia Federal realizou na manhã desta terça-feira (13) uma operação para combater a pesca e a comercialização do camarão no período de defeso em Angra dos Reis (RJ).
Ao todo, foram cumpridos oito mandados de busca e apreensão. Deste número, três foram em imóveis e cinco em embarcações de pesca apreendidas.
Segundo a PF, a ação, chamada de Operação Frota Fantasma, tem como objetivo apurar as atividades de associações criminosas que atuam na Costa Verde do Rio de Janeiro, com o intuito de identificar as ações ilícitas de pescadores e comerciantes de pescados ilegais.
PF faz operação para combater pesca e comercialização de camarão no período de defeso em Angra dos Reis
Divulgação/PF
A operação também investiga milícias que exploram e protegem os pescadores irregulares e os comerciantes da espécie de camarão durante o período de defeso.
Essas organizações criminosas funcionam da seguinte forma: elas cobram taxas dos pescadores ilegais alegando que vão proteger e apoiar às atividades irregulares que eles praticam.
Ainda de acordo com a Polícia Federal, as investigações apontaram que os alvos estão fazendo a pesca de arrasto para conseguir aumentar os lucros.
PF faz operação para combater pesca e comercialização de camarão no período de defeso em Angra dos Reis
Divulgação/PF
O caso está sendo investigado pela delegacia da Polícia Federal de Angra dos Reis e conta com o apoio das delegacias da Capitania dos Portos em Angra dos Reis e Itacuruçá e Comando do 1º Distrito Naval da Marinha do Brasil no Rio de Janeiro.
A Polícia Federal informou ainda a primeira fase da operação tem como principal foco identificar os responsáveis pela distribuição e revenda da pesca ilegal e dos operadores das embarcações ilegais.
Operação Frota Fantasma
PF faz operação para combater pesca e comercialização de camarão no período de defeso em Angra dos Reis
Divulgação/Polícia Federal
De acordo com a Polícia Federal, o nome da Operação Frota Fantasma remete ao modus operandi utilizado pela organização criminosa que está sendo investigada.
O grupo utiliza embarcações sem identificações, registros e autorizações junto às autoridades marítimas como forma de dificultar a fiscalização dos órgãos responsáveis.
Sobre o período de defeso
Período de defeso
Divulgação
O período de defeso do camarão aconteceu dos dias 28 de janeiro a 30 de abril nas regiões sul e sudeste do Brasil. Nestes meses, fica proibido o exercício da pesca de arrasto com tração motorizada (traineira) para a captura das espécies de camarões rosa, sete-barbas, branco, santana ou vermelho e barba-ruça.
O objetivo é que as espécies passem pelo período de reprodução e crescimento pleno. Quem for flagrado desrespeitando o defeso pode ser processado por crime ambiental e estará sujeito a multa.
O seguro-defeso pode ser acessado pelo site Meu INSS. No entanto, Angra dos Reis (RJ) e Paraty (RJ) oferecem auxílio aos pescadores para a solicitação do benefício, que é de um salário mínimo durante os meses de fevereiro, março e abril.
Siga o g1 no Instagram | Receba as notícias no WhatsApp
VÍDEOS: as notícias que foram ao ar na TV Rio Sul
Justiça mantém continuidade das obras de Angra 3 sem embargo pelos próximos 90 dias
Prefeitura havia embargado a obra em 2023 alegando mudança de projeto urbanístico e o atraso no repasse financeiro pela cessão do terreno. Angra 3 Eletronuclear