Aurora e Eraldo Rodrigues chegaram a escrever uma carta de despedida para o filho, inclusive com dados bancários, para caso não fossem resgatados. O diário escrito pelo casal brasileiro perdido no Atacama do Chile
Presos numa nevasca por cinco dias. Sem comunicação, com pouca comida, e sem saber se conseguiriam socorro. O Fantástico conversou com o casal brasileiro que viveu um drama a 20ºC abaixo de zero, no Chile.
Divididos entre a angústia e a esperança, Aurora e Eraldo Rodrigues foram anotando tudo o que estavam sentindo, num ensaio de carta de despedida que só agora resolveram mostrar.
“Eu pensei: ‘Nós vamos morrer mesmo.’ Até que a gente acabou escrevendo na agenda. Nós escrevemos os dados para os nossos filhos, conta de banco, onde está a escritura da casa”, conta Eraldo.
“Para nosso filho, Rafael Valentin Rodrigues… Se essa carta chegar em suas mãos, é porque fomos encontrados”, diz a carta.
“No momento, aguardamos que o tempo melhore e que alguém passe por aqui, mas, se nossa viagem aqui na Terra terminar neste local, gostaríamos que você vivesse a sua vida, se recordando dos bons momentos em família.”
A história que a Aurora e o Eraldo deixaram escrita para o filho aconteceu em Copiapó, na parte chilena do deserto do Atacama, a 3.600 quilômetros de Resende, no estado do Rio de Janeiro, onde eles moram.
Era a comemoração da aposentadoria do Eraldo. Depois de atravessar a Argentina, o casal chegou ao Chile no dia 14 de agosto. Quatro dias depois, eles começaram a cruzar os Andes de volta para casa.
“Nos primeiros 180 km, não tinha nenhum sinal de neve. E aí nós fomos subindo. Dali a pouco, começamos a encontrar um pouquinho de neve na pista”, relata Eraldo.
De repente, o casal foi surpreendido pela nevasca. “A gente só vê coisa branca na frente, e aquele vento que parece que vai virar o carro. É apavorante”, diz Eraldo.
Casal ficou cinco dias em abrigo no Chile
TV Globo/Reprodução
O carro do casal atolou e os dois encontraram um abrigo próximo ao local, onde ficaram até serem resgatados, cinco dias depois.
“A gente abaixava, levantava, fazia alguns movimentos para manter o corpo um pouco aquecido, né? E aí eu penso que a maior superação lá, além da física, é a mental”, afirma Aurora.
Depois de um tempo, os alimentos que o casal havia levado acabaram. “A gente tinha água ainda, só que estava congelada, então a gente tentava quebrar o gelo para comer gelo”, conta Eraldo.
Preocupados com a falta de notícias, o filho Rafael e a esposa foram até o Chile. As autoridades faziam buscas, até que o carro do casal foi encontrado atolado, a 4.700 metros de altitude, num local onde só se via neve.
No carro, havia um papel com o aviso de que Aurora e Eraldo estavam no abrigo. Eles foram resgatados e enfim se encontraram com o filho e a nora, na base militar.
Ouça os podcasts do Fantástico
ISSO É FANTÁSTICO
O podcast Isso É Fantástico está disponível no g1, Globoplay, Deezer, Spotify, Google Podcasts, Apple Podcasts e Amazon Music trazendo grandes reportagens, investigações e histórias fascinantes em podcast com o selo de jornalismo do Fantástico: profundidade, contexto e informação. Siga, curta ou assine o Isso É Fantástico no seu tocador de podcasts favorito. Todo domingo tem um episódio novo.
PRAZER, RENATA
O podcast ‘Prazer, Renata’ está disponível no g1, no Globoplay, no Deezer, no Spotify, no Google Podcasts, no Apple Podcasts, na Amazon Music ou no seu aplicativo favorito. Siga, assine e curta o ‘Prazer, Renata’ na sua plataforma preferida.
BICHOS NA ESCUTA
O podcast ‘Bichos Na Escuta’ está disponível no g1, no Globoplay, no Deezer, no Spotify, no Google Podcasts, no Apple Podcasts, na Amazon Music ou no seu aplicativo favorito.
Moradores de Rio Claro relatam que estão há uma semana sem água
Segundo relatos, concessionária de abastecimento de água não responde e não informa a previsão de reabastecimento. Moradores reclamam de falta d’água em Rio Claro Divulgação/Imagens