blank

Incêndio no Parque Estadual Serra da Concórdia é extinto; diz gestor

Parque Estadual Serra da Concórdia, que estava pegando fogo desde a última quarta-feira, teve as chamas totalmente apagadas no domingo. Helicóptero ajuda no combate ao fogo no Parque Estadual da Serra da Concórdia, em Valença
Reprodução/Redes sociais
O incêndio que atingiu o Parque Estadual Serra da Concórdia, em Valença (RJ), foi totalmente extinto no domingo (16), por volta de 12h. O fogo começou na última quarta-feira (11).
Segundo o gestor do parque, Mauro Contrucci, as chamas destruíram 310 hectares, o equivalente a 310 campos de futebol. A reserva, que é uma área de proteção ambiental, tem uma extensão total de 6 mil hectares.
O combate ao incêndio mobilizou uma grande operação, que envolveu o Corpo de Bombeiros, guarda-parques do Parque Estadual Serra da Concórdia, Refúgio de Vida Silvestre e do Parque Natural Municipal do Açude da Concórdia. O Instituto Estadual do Ambiente (Inea), responsável pela gestão da área de proteção ambiental, também enviou equipes e uma aeronave para apoiar os esforços. No total, cerca de 40 profissionais participaram da ação.
Incêndio no Parque Estadual da Serra da Concórdia, em Valença
Reprodução/Redes sociais
Na manhã desta segunda-feira (16), a força-tarefa segue concentrada no trabalho de rescaldo, um processo de umedecer as cinzas para evitar novos focos de incêndio.
Ainda de acordo com o gestor da reserva, um boletim de ocorrência será registrado nesta segunda-feira na delegacia de Valença (RJ).
Até a publicação desta reportagem, as causas do incêndio eram desconhecidas.
Serra da Beleza em chamas
Incêndio florestal atinge a Serra da Beleza, em Valença
Divulgação/Thiago Moreira
Além do Parque Estadual Serra da Concórdia, a Serra da Beleza vem sendo atingida por um incêndio de grandes proporções desde a última quarta-feira.
Na manhã desta segunda-feira, o fogo não havia sido controlado e ainda havia focos de incêndio espalhados pela área de proteção ambiental.
O fogo começou por volta de 19h42, em uma área entre os distritos de Santa Isabel do Rio Preto e Conservatória. O tamanho da área atingida ainda não foi divulgado.
O Monumento Natural Estadual da Serra da Beleza é uma área de proteção ambiental com mais de 5 mil hectares. Além de Valença, o território também abrange Barra Mansa e Barra do Piraí.
Governador determina fechamento dos parques do RJ
Governo do RJ fecha parques e reservas estaduais para combater incêndios e tentar evitar mais destruiçãoO secretário de Meio Ambiente do Estado do Rio de Janeiro, Bernardo Rossi, anunciou no sábado (14) o fechamento de todas as unidades de conservação do Inea. “Toda a nossa equipe está focada no combate ao incêndio”, afirmou Rossi. De sexta para sábado, foram registrados 330 incêndios no Estado, segundo o Corpo de Bombeiros. Informações da corporação indicam que o risco de incêndios é muito alto em todo o Estado. O secretário pediu que as denúncias sejam feitas aos órgãos ambientais, como o Instituto Estadual do Ambiente (Inea) e a própria secretaria. “Não é momento de cometer crimes ambientais, estamos em parceria com a Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente e vamos ser muito duros”, pontuou.O secretário de Meio Ambiente do Estado do Rio de Janeiro, Bernardo Rossi, anunciou no sábado (14) o fechamento de todas as unidades de conservação do Inea. “Toda a nossa equipe está focada no combate ao incêndio”, afirmou Rossi. De sexta para sábado, foram registrados 330 incêndios no Estado, segundo o Corpo de Bombeiros. Informações da corporação indicam que o risco de incêndios é muito alto em todo o Estado. O secretário pediu que as denúncias sejam feitas aos órgãos ambientais, como o Instituto Estadual do Ambiente (Inea) e a própria secretaria. “Não é momento de cometer crimes ambientais, estamos em parceria com a Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente e vamos ser muito duros”, pontuou.
O secretário de Meio Ambiente do Estado do Rio de Janeiro, Bernardo Rossi, anunciou no sábado (14) o fechamento de todas as unidades de conservação do Inea.
“Toda a nossa equipe está focada no combate ao incêndio”, afirmou Rossi.
De sexta para sábado, foram registrados 330 incêndios no Estado, segundo o Corpo de Bombeiros. Informações da corporação indicam que o risco de incêndios é muito alto em todo o Estado.
O secretário pediu que as denúncias sejam feitas aos órgãos ambientais, como o Instituto Estadual do Ambiente (Inea) e a própria secretaria.
“Não é momento de cometer crimes ambientais, estamos em parceria com a Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente e vamos ser muito duros”, pontuou.
Siga o g1 no Instagram | Receba as notícias no WhatsApp
VÍDEOS: as notícias que foram ao ar na TV Rio Sul

Publicidade

Notícias