Univassouras fala sobre como o networking pode transformar sua trajetória profissional e por que ele começa ainda na faculdade Seja você um profissional em início de carreira ou um veterano no mercado, a construção de uma rede de contatos sólida e eficiente nunca foi tão importante. O networking é uma das ferramentas mais poderosas para o avanço profissional, para facilitar o acesso a oportunidades, informações privilegiadas e conexões valiosas.
Mas, ao contrário do que muitos pensam, isso não se resume a trocar cartões de visita em eventos ou simplesmente fazer conexões por interesse. Se trata de um processo contínuo de construção de relacionamentos que, inclusive, começa na faculdade.
Ter uma rede de contatos bem estruturada, em um mercado de trabalho cada vez mais competitivo, pode ser a chave para acessar oportunidades que, muitas vezes, não são divulgadas publicamente.
Além disso, essas conexões podem fornecer orientação, parcerias estratégicas, recomendações e até mesmo ajuda em momentos de crise.
Networking: Como criar conexões que geram valor
Freepik
Como fazer networking?
Essa habilidade é fundamental para quem busca crescimento profissional e pessoal, permitindo a troca de experiências, conhecimentos e oportunidades. Construir uma rede de contatos sólida exige mais do que participar de eventos, é um processo estratégico que envolve autoconhecimento, proatividade e consistência.
É possível desenvolver utilizando as redes sociais, participando de eventos ou cultivando relacionamentos interpessoais, afinal, investir em conexões estratégicas pode abrir portas para novas oportunidades, aprendizado e crescimento.
Aposte nas redes sociais profissionais
Hoje em dia, as redes sociais se tornaram o ponto de partida para muitas conexões profissionais. Plataformas como o LinkedIn não só ajudam a divulgar sua expertise, como também são ótimas para interagir com outros profissionais da sua área. Nestas redes é interessante que você possa:
Postar conteúdo relevante: Ao compartilhar artigos, experiências ou pensamentos sobre sua área de atuação, você se posiciona como uma referência no assunto, o que atrai contatos relevantes.
Interagir com publicações: Comentar, curtir e compartilhar postagens de colegas e especialistas pode ser uma excelente forma de iniciar uma conversa e se fazer notado.
Grupos de interesse: Participar de grupos e comunidades focadas em temas que você domina é uma ótima maneira de expandir sua rede de contatos.
Participação em eventos e conferências
Participar de eventos presenciais ou virtuais é uma excelente maneira de expandir sua rede de contatos. Feiras, palestras, workshops e conferências são locais perfeitos para conhecer pessoas do seu setor e trocar experiências.
Na Univassouras existem projetos de extensão que ajudam na interação. Entre eles, o podcast “Pode Mais Carreira Emprego”, que traz depoimentos de ex-alunos sobre suas experiências no mercado, e o “Eu Faço Meu Sucesso”, com palestras de profissionais de destaque na sociedade, oferecendo troca entre os estudantes.
Cultive relações pessoais, não apenas profissionais
Embora o objetivo do networking seja profissional, uma das melhores formas de criar uma rede sólida é tratar as pessoas com respeito, interesse genuíno e empatia. Evite fazer do networking uma troca de favores sem um fundo emocional. Relacionamentos que são baseados em confiança e respeito mútuo tendem a ser mais duradouros e frutíferos.
Construir uma rede de contatos sólida exige tempo, dedicação e uma abordagem estratégica. Networking não é só sobre fazer novas conexões, mas sim sobre cultivar e fortalecer relações que podem gerar valor mútuo.
Operação regata cães em situação de maus-tratos em Angra dos Reis
Resgate aconteceu na Praia de Provetá, próximo à Reserva de Desenvolvimento Sustentável do Aventureiro. Animais estavam presos por uma corda e sem água e comida.