Pela primeira vez na história, Vassouras e Barra do Piraí elegem mulheres como prefeitas

Rosi, em Vassouras, e Katia Miki, em Barra do Piraí, são as únicas mulheres eleitas no executivo das 24 cidades do Sul do Rio e Costa Verde. Da esquerda para a direita: Rosi, prefeita eleita em Vassouras, e Katia Miki, prefeita eleita em Barra do Piraí
g1
Pela primeira vez na história, Vassouras (RJ) e Barra do Piraí (RJ) elegeram mulheres como prefeitas. Respectivamente, Rosi, do PP, e Katia Miki, do Solidariedade, estarão à frente do executivo pelos próximos quatro anos.
De todas as 24 cidades do Sul do Rio e Costa Verde, Rosi e Katia são as únicas mulheres eleitas prefeitas em 2024.
No último pleito, apenas duas mulheres também foram eleitas para o executivo: Dayse Onofre, em Paraíba do Sul, e Lucimar do Dr. Flávio, em Paracambi.
Em Paraíba do Sul, Dayse Onofre não foi reeleita. Já em Paracambi, Lucimar do Dr. Flávio não concorreu, pois já está à frente da prefeitura por dois mandatos seguidos.
Veja todos os prefeitos eleitos na região
Confira quem são os vereadores eleitos
Progressistas conquista o maior n° de prefeituras
Nas câmaras municipais, caiu o número de mulheres eleitas vereadoras na região em comparação com as eleições de 2020.
Segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a participação feminina nas câmaras da região passou de 31 para 22.
Atualmente, no mandato de 2021-2024, dos 24 municípios da região, oito não têm nenhuma mulher no legislativo. São eles: Itatiaia (RJ), Miguel Pereira (RJ), Paty do Alferes (RJ), Piraí (RJ), Rio das Flores (RJ), Valença (RJ), Vassouras (RJ) e Volta Redonda (RJ).
A partir de 1º de janeiro de 2025, 16 cidades terão pelo menos uma mulher nas câmaras. São elas: Angra dos Reis, Barra do Piraí, Barra Mansa, Itatiaia, Levy Gasparian, Mendes, Paraíba do Sul, Paty do Alferes, Paulo de Frontin, Pinheiral, Porto Real, Quatis, Resende, Sapucaia, Três Rios e Volta Redonda (veja a tabela abaixo).
Sapucaia foi a cidade que elegeu o maior número de mulheres na região: 3.
Diferente do mandato atual, que não tem nenhuma participação feminina na Câmara Municipal, a partir do próximo ano, Volta Redonda vai passar a ter duas mulheres no legislativo.

Publicidade

Notícias