Procedimento garante segurança e transparência ao processo eleitoral. Ao todo, o TRE sorteou 43 urnas de municípios do estado do Rio para fazer os testes. Urna eletrônica passa por teste
REUTERS/Diego Vara
Urnas de seis cidades do Sul do Rio e Costa Verde foram sorteadas neste sábado (5) pelo Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro para passarem por testes de segurança. O sorteio foi transmitido nas redes sociais do próprio TRE-RJ.
O procedimento, que garante segurança e transparência ao processo eleitoral, será realizado neste domingo (6), antes do início das eleições, com dois tipos de auditória: teste de autenticidade e teste de integridade. A iniciativa está prevista na legislação eleitoral.
Teste de Integridade
Angra dos Reis (116° Zona Eleitoral) – Seção 18
Quatis (183° Zona Eleitoral) – Seção 158
Paty do Alferes (Zona Eleitoral 48°) – Seção 83
Resende (198° Zona Eleitoral) – Seção 175
Sapucaia (61° Zona Eleitora) – Seção 46
Teste de autenticidade
Vassouras (41° Zona Eleitoral) – Seção 131
De acordo com o TRE-RJ, o Teste de Integridade simula uma votação, sob monitoramento de câmeras. Já no Teste de Autenticidade, que ocorre na própria zona eleitoral, será possível averiguar se o software das urnas é o mesmo que foi inspecionado ao longo do período eleitoral.
Neste domingo (6), brasileiros de todas as regiões do país irão escolher um representante para Prefeitura e Câmara Municipal. As seções estarão abertas das 08h às 17h. Ao mesário, será exigido o título de eleitor ou um documento com foto.
Siga o g1 no Instagram | Receba as notícias no WhatsApp
VÍDEOS: as notícias que foram ao ar na TV Rio Sul
Turista de Barra do Piraí morre no bairro Passagem, em Cabo Frio, vítima de choque elétrico
Bombeiros foram acionados por volta das 15h30 desta quarta-feira (1º) e já encontraram Leonardo Andrade Magalhães, de 31 anos, sem vida. A causa da morte