Angra dos Reis, Itatiaia, Paraíba do Sul, Três Rios terão mais vereadores a partir de 2025. Volta Redonda continua com o maior número de cadeiras na câmara. Câmara Municipal de Volta Redonda
Jeniffer Marcato/TV Rio Sul
Eleitores das 24 cidades do Sul do Rio e Costa Verde vão às urnas neste domingo (6) para eleger os representantes de prefeituras e câmaras municipais para os próximos quatro anos. Cada município terá 1 prefeito, mas o número de vereadores varia.
De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o número de vagas para as câmaras é definido de acordo com a Lei Orgânica de cada município, respeitando o limite máximo estabelecido pela Constituição Federal (art. 29, inciso IV), que determina uma relação entre a população da cidade e o número de vereadores.
Os dados do Censo 2022, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgados no ano passado, atualizaram o número de habitantes de todos os municípios do país. Com isso, algumas cidades tiveram a possibilidade de ampliar ou diminuir o número de cadeiras no legislativo municipal.
Na região, Angra dos Reis, Itatiaia, Paraíba do Sul, Três Rios terão mais vereadores a partir de 2025. Já Paty do Alferes, Porto Real e Vassouras terão menos membros do legislativo.
Volta Redonda permanece como a cidade com o maior número de cadeiras no Legislativo: 21. Com 9 vagas, Comendador Levy Gasparian, Engenheiro Paulo de Frontin, Mendes, Paracambi, Pinheiral, Quatis e Rio das Flores continuam sendo os municípios com as menores câmaras.
Abaixo, com base nas informações divulgadas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o g1 te mostra o número de vagas para as câmaras municipais de cada uma das 24 cidades da região.
Número de vagas para vereador em cada cidade
Angra dos Reis: 15 vagas
Barra do Piraí: 11 vagas
Barra Mansa: 19 vagas
Comendador Levy Gasparian: 9 vagas
Engenheiro Paulo de Frontin: 9 vagas
Itatiaia: 13 vagas
Mendes: 9 vagas
Miguel Pereira: 11 vagas
Paracambi: 9 vagas
Paraíba do Sul: 13 vagas
Paraty: 9 vagas
Paty do Alferes: 11 vagas
Pinheiral: 9 vagas
Piraí: 11 vagas
Porto Real: 11 vagas
Quatis: 9 vagas
Resende: 17 vagas
Rio Claro: 11 vagas
Rio das Flores: 9 vagas
Sapucaia: 11 vagas
Três Rios: 15 vagas
Valença: 12 vagas
Vassouras: 13 vagas
Volta Redonda: 21 vagas
Eleições 2024
O primeiro turno das eleições deste ano está marcado para 6 de outubro. Na região, apenas Volta Redonda – por ter mais de 200 mil habitantes – pode ter um eventual segundo turno.
Em eleições municipais, não há voto em trânsito. Ou seja, quem está em uma cidade diferente de seu domicílio eleitoral não pode participar da votação e terá que justificar a ausência. Esse procedimento pode ser feito pelo e-Título, aplicativo da Justiça Eleitoral, pelo site do TSE ou em cartórios eleitorais.
Vazamento de gás próximo à Santa Casa assusta moradores em Barra Mansa
Problema foi constatado durante uma obra do Saae da cidade. Autarquia disse que iniciou o reparo com autorização da companhia de gás responsável pela área.