Casas do quilombo São José da Serra, em Valença, não foram atingidas. Bombeiros e Inea atuam no combate ao fogo. Incêndio atinge área que pertence ao quilombo mais antigo do RJ
Giovani Rossini/TV Rio Sul
O incêndio que atinge o Monumento Natural Estadual da Serra da Beleza, em Valença (RJ), desde quarta-feira (11), também chegou à área que pertence ao Quilombo São José da Serra, o mais antigo do estado do Rio de Janeiro.
A TV Rio Sul esteve no quilombo nesta sexta-feira (13) e apurou que o Corpo de Bombeiros montou uma espécie de “quartel” no local. Militares tentam fazer um cerco para evitar que o fogo chegue às casas e ao Jequitibá, considerado sagrado pelos quilombolas.
Receba as notícias do g1 no seu WhatsApp
Homem é flagrado colocando fogo em área de mata em Vassouras
Serras da Beleza e da Concórdia estão pegando fogo
Quase 90 bombeiros, de 10 quartéis diferentes, e duas aeronaves, além de agentes do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), atuam no combate ao incêndio em todo Monumento Natural Estadual da Serra da Beleza e no Quilombo São José da Serra.
Em nota, o Inea disse que o incêndio na área do Quilombo São José da Serra já está controlado, mas não extinto. Na Serra da Beleza, o fogo ainda não foi controlado.
O instituto explicou ainda que “o tempo na região continua quente, seco e com ventos que dificultam o controle das chamas”.
Incêndio florestal atinge a Serra da Beleza, em Valença
Divulgação/Thiago Moreira
Quilombo existe há cerca de 150 anos
O quilombo existe há cerca de 150 anos e tem 476 hectares. Segundo dados do Censo de 2022 divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 118 pessoas ainda vivem na comunidade, sendo 116 quilombolas, a maior parte descendentes de escravizados que vieram da Angola e do Congo. Suas casas são feitas de adobe, pau-a-pique e teclado de palha.
Atividades como agricultura e artesanato são meios de subsistência da comunidade e suas crenças incluem catolicismo e umbanda.
A Festa do Jongo é um evento tradicional que acontece no terreiro do quilombo São José e que reúne capoeira, roda de samba e o próprio jongo. Neste evento, é servida uma feijoada e a grande atração do evento é a benção na fogueira em homenagem aos orixás.
Quilombo São José da Serra
Cozinha do Quilombo
Valença em chamas
Além do Monumento Natural Estadual da Serra da Beleza, o Parque Estadual Serra da Concórdia também está pegando fogo.
O incêndio começou por volta das 13h de quarta-feira. A queimada já devastou uma área de 300 hectares, equivalente a 300 campos de futebol. Toda a extensão da reserva tem 6 mil hectares.
O gestor do parque, Mauro Contrucci, disse à TV Rio Sul na tarde de quinta-feira (12) que acredita em incêndio criminoso.
O trabalho de combate às chamas continua com o Corpo de Bombeiros e guarda-parques do Parque Estadual Serra da Concórdia, Refúgio Vida Silvestre e Parque Natural Municipal do Açude da Concórdia.
Incêndios florestais atingem a Serra da Beleza e a Serra da Concórdia, em Valença
Siga o g1 no Instagram | Receba as notícias no WhatsApp
VÍDEOS: as notícias que foram ao ar na TV Rio Sul
Dois homens são presos suspeitos de tentativa de homicídio em Paracambi
Agentes da Operação Segurança Presente prenderam os suspeitos após receberem denúncia. Dois homens foram presos na sexta-feira (3), suspeitos de tentativa de homicídio em Paracambi