Parque Estadual Serra da Concórdia e Serra da Beleza estão em chamas desde quarta-feira. Incêndio florestal atinge a Serra da Beleza, em Valença
Divulgação/Thiago Moreira
Continuam nesta sexta-feira (13) os combates aos incêndios que estão atingindo o Parque Estadual Serra da Concórdia e Monumento Natural Estadual da Serra da Beleza em Valença (RJ).
Nas duas áreas de proteção ambiental as chamas começaram na última quarta-feira (11) e ainda não foram controladas (relembre os casos abaixo).
Segundo o Instituto Estadual do Ambiente (Inea), cerca de 60 militares do Corpo de Bombeiros, 20 viaturas e duas aeronaves dão apoio ao combate.
Até a publicação desta reportagem, as causas de ambos os incêndios eram desconhecidas e estavam sendo investigadas.
Incêndio no Parque Estadual Serra da Concórdia
Incêndio no Parque Estadual da Serra da Concórdia, em Valença
Reprodução/Redes sociais
O fogo começou por volta das 13h de quarta-feira. A queimada já devastou uma área de 300 hectares, equivalente a 300 campos de futebol. Toda a extensão da rerserva tem 6 mil hectares.
O gestor do parque, Mauro Contrucci, acredita em incêndio criminoso e disse, à produção da TV Rio Sul, que pretende registrar um boletim de ocorrência na delegacia nesta quarta-feira (13).
O trabalho de combate às chamas envolve o Corpo de Bombeiros e guarda-parques do Parque Estadual Serra da Concórdia, Refúgio Vida Silvestre e Parque Natural Municipal do Açude da Concórdia.
Serra da Beleza também em chamas
Incêndio florestal atinge a Serra da Beleza, em Valença
Reprodução/Redes Sociais
Valença vive um momento tenso de queimadas nesta semana. O Monumento Natural Estadual da Serra da Beleza, localizado a quase 60 km de distância do Parque Estadual Serra da Concórdia, também está sendo atingido por um incêndio.
O fogo começou por volta de 19h42 de quarta-feira, em uma área entre os distritos de Santa Isabel do Rio Preto e Conservatória. O tamanho da área atingida ainda não foi divulgado.
O Monumento Natural Estadual da Serra da Beleza é uma área de proteção ambiental com mais de 5 mil hectares. Além de Valença, o território também abrange Barra Mansa e Barra do Piraí.
Siga o g1 no Instagram | Receba as notícias no WhatsApp
VÍDEOS: as notícias que foram ao ar na TV Rio Sul
Motorista fica preso às ferragens após caminhão capotar na Via Dutra, em Resende
Segundo a Policia Rodoviária Federal, condutor perdeu o controle da direção, saiu da pista e, em seguida, capotou. Acidente aconteceu na altura do km 315,