Braz Marcos da Silva Marques, que foi responsável pela secretaria de Administração, é acusado pelos crimes de violência doméstica e estupro de vulnerável. O secretário de Administração Braz Marcos da Silva Marques
Reprodução
O ex-secretário de Administração da prefeitura de Mangaratiba (RJ), Braz Marcos da Silva Marques, foi preso na quarta-feira (7), em Angra dos Reis (RJ), durante uma operação do Grupo de Apoio aos Promotores do Ministério Público do Rio de Janeiro (GAP/MPRJ). Acusado pelos crimes de violência doméstica e estupro de vulnerável, ele estava foragido há mais de 5 meses.
Braz Marcos teve a prisão decretada pela Justiça em fevereiro por descumprir medidas protetivas contra duas vítimas.
O ex-secretário foi encontrado em uma casa após um trabalho de inteligência do GAP de Mangaratiba descobrir que ele estava escondido na cidade.
Diante da informação, a promotoria solicitou à Justiça para que fosse expedido um mandado de busca. O pedido foi aceito e, durante o cumprimento, Braz foi localizado.
O ex-secretário foi levado para a delegacia de Angra dos Reis. Até a última atualização desta reportagem, não havia informações de qual presídio ele havia sido transferido.
O g1 tenta localizar a defesa dele. Caso haja um pronunciamento, o mesmo será acrescentado nesta reportagem.
A prefeitura de Mangaratiba foi procurada, por e-mail, para comentar a prisão, mas ainda não respondeu o contato.
Braz já respondeu a vários processos
Justiça manda prender secretário de Administração de Mangaratiba
A decisão da prisão preventiva é do juiz Richard Robert Fairclough, do Juizado Especial Adjunto Criminal da Comarca de Mangaratiba.
Segundo o Tribunal de Justiça do Rio, o processo tramita em segredo de Justiça.
Além de ser investigado por violência doméstica, Braz Marcos já respondeu a vários processos, inclusive por abuso de poder.
Em fevereiro de 2022, Braz Marcos foi agraciado pela Câmara Municipal de Mangaratiba com uma moção de aplausos por seu desempenho como então secretário municipal de Ordem Pública. A homenagem foi dada pelo vereador João Felippe de Souza Oliveira (Rep-RJ).
No dia 28 do mesmo mês, o prefeito de Mangaratiba, Alan Campos da Costa, o Alan Bombeiro, decidiu exonerar Braz das suas funções.
À época, por meio de nota, a prefeitura disse que Braz já havia sido desligado do cargo de Secretário de Administração e que o mandado de prisão não tem qualquer relação com sua atuação na gestão municipal.
Ainda de acordo com o comunicado, a decisão judicial corresponde a um processo de cunho pessoal e, por isso, a prefeitura não iria se manifestar sobre o assunto.
Siga o g1 no Instagram | Receba as notícias no WhatsApp
VÍDEOS: as notícias que foram ao ar na TV Rio Sul
Homem e mulher são presos com grande quantidade de drogas em Sapucaia
Dupla foi encontrada no momento em que a mulher estava entregando a carga de entorpecentes para o rapaz. Um homem, de 32 anos, e uma